6.12.09

Quando o ser humano transcende a genialidade: Proyecto Gomez


A curadoria do Festival Macondo Circus 2009 foi raciocinada com elegante zelo e atenção. Cada detalhe pensado, cada sequência, cada artista que participaria do Festival e aqueles que encerrariam as noites. Hoje, por exemplo, último dia de atividades da extensa programação do Macondo, o argentino-monobanda Proyecto Gomez foi, até o momento, insuperável.

Sorridente, ousado, não usa cabelos; cabelos, apenas debaixo do queixo. Unhas pintadas, vermelhas, calças confortáveis, por vezes coloridas. De Buenos Aires, em sua bagagem uma bateria concisa e enxuta, um baixo, uma guitarra e aparelhos sintetizadores, uma mesa de som e pedais, cabos.

Sozinho, ele utiliza a cabeça para domar todos os sons que podem sair desse leque variado de instrumentos e opções sonoras. O estilo de Gomez - e justamente onde ele consegue romper a barreira entre o ser humano e o ser humano genial - é montar as músicas em cima do palco. Assistir  a uma apresentação nesse caso, faz  toda a diferença. (Se você for escutar, porém, tenha em mente que o som, sai das mãos, pernas e vozes de apenas um homem).

No show de hoje, o último na praça Saldanha Marinho em Santa Maria, foi assim. Uma melodia começa, guitarra, uma distorção e um vocal, um verso, simples. Em determinado instante, Gomez se desvencilia da guitarra, mas o som continua tocando, em looping. Você nem percebeu e até entender que um botão foi apertado, veloz, ele já está à frente da bateria, esbanjando, porque pode, sabe. Muda a batida, mistura, troca a base, aperta um pedal, dispara outro vocal, canta por cima, torna à guitarra, canta rápido, ultra rápido, espanca a bateria, dispara notas, aplausos. E assim segue, criando, solitário, como maestro de si mesmo, sublime...



http://www.myspace.com/gomezproyecto


Fotos: Gabriel Ruiz.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário