29.9.09

Documentário "Macondo" registra cena cultural no RS


Dia 30 de setembro, as dez da noite rola a estréia oficial de "Macondo", mini-documentário sobre o  Macondo Lugar - expoente casa de efervescência cultural do Sul do País, sediada em Santa Maria, quinto maior município do RS.

No horário previsto, acontecerá uma transmissão ao vivo via internet, direito de Santa Maria; o vídeo, porém, já está disponível no blog oficial do doc, mas, se preferir, você pode assisti-lo aqui. 
Aperte o play e depois o pause para deixar o vídeo carregando, enquanto você lê o restante da reportagem.





Produzido pelo Coletivo Macondo, gestor do local e de outras ações culturais na cidade, como por exemplo, o Festival Macondo Circus - afiliado em 2009 a Abrafin - "Macondo" conta a trajetória de cinco anos de eventos no bar-espaço-casa através do viés de quem o idealizou. Assim como um filho, cuja personalidade não dá para adivinhar, um dos principais idealizadores da Casa, Atílio Alencar, conta que o local  nasceu para ser um bar nos moldes mais convencionais e acabou tomando sua própria identidade:

"O barato do Macondo [Lugar] é que justamente ele conseguiu se constituir num espaço onde várias linguagens começaram a dialogar, vários povos, várias gentes diferentes começaram a frequentar e foram dando uma cara interessante para o lugar; porque a proposta original que a gente tinha, que era construir um boteco que dialogasse com artes, foi sendo subvertida pela dinâmica do público."


   (fotos: http://www.macondolugar.com.br)

Ao longo de pouco mais de 14 minutos, o filme resgata cenas mostrando a variedade de manifestações culturais e de bandas que abrigou, como Seychelles, Júpter Maçã,  Apanhador Só e Chucrobilly Man. Revela também como o Coletivo se articulou local e nacionalmente, utilizando-se de redes coletivas e circuitos independetes de mídia, para a consolidação, por exemplo, do Festival Macondo Circus.


"Macondo" é resultado de uma parceria entre a produtora Velha Árvore, de Porto Alegre, e da TV OVO, de Santa Maria. A direção e produção é de Daniel Gabardo e Fernando Krum e mais uma força de Atílio Alencar e Jeferson Bernardo. Assista. Compartilhe.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário